Diabetes gestacional


A diabetes na gravidez está associada a riscos para a mãe e para o bebê em desenvolvimento. Deste modo os cuidados devem ser tomados logo que feito o diagnóstico, para garantir a saúde da mãe e do bebê.
De acordo com estudo recente, o tratamento usual de mulheres grávidas com diabetes, seja gestacional ou pré-gestacional envolve a dificuldade em mudar a sensibilidade à insulina durante a gestação e a importância do controle glicêmico, o qual se assemelha para gestantes saudáveis. O estudo ainda aborda a importância da colaboração das mães durante a gestação e tratamento para resultados satisfatórios.
Em outra pesquisa, é abordado o fato de que a presença da diabetes nesta fase está relacionada a abortos espontâneos, pré-eclâmpsia, dentre outras complicações. Deste modo, a necessidade de insulina aumenta a cada trimestre de gravidez das mulheres com diabetes. Ainda de acordo com o estudo, a terapia nutricional é parte fundamental do tratamento da diabetes gestacional associado com o uso controlado de insulina.
Deste modo, durante o pré-natal e toda a gestação, os níveis glicêmicos devem ser controlados em gestantes saudáveis e no caso das que já apresentam diabetes tipo 1 ou 2 antes de engravidar, os cuidados devem ser intensificados durante toda a gestação.
Fontes:
Balaji V; Seshiah V. Management of diabetes in pregnancy. J Assoc Physicians India; 59 Suppl: 33-6, 2011 Apr.
Corcoy R; Maria MA. Diabetes and pregnancy. Health education]. Rev Enferm; 34(5): 48-53, 2011 May.

Nenhum comentário:

Postar um comentário