LOC/REPÓRTER: Arroz e feijão. Por muito tempo, esse foi o prato favorito dos brasileiros. Mas a última edição da Pesquisa de Orçamento Familiar, realizada pelo IBGE, mostra que o cardápio agora está recheado de alimentos processados, ricos em energia e pobres em nutrientes. O resultado: 15% da população está obesa no País. Por isso, no Dia Nacional de Combate ao Colesterol, celebrado nessa segunda-feira, o Ministério da Saúde faz um alerta: o colesterol é um dos principais fatores de risco para as doenças cardiovasculares. Segundo a POF, o brasileiro – principalmente jovens e adolescentes - está comendo muita gordura saturada e trans. O coordenador adjunto de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, Eduardo Nilson, explica porque isso acontece.
TEC/SONORA: coordenador adjunto de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, Eduardo Nilson
"Tem uma parte de responsabilidade dos pais também no que vem dos hábitos alimentares dos jovens e das crianças é muito da própria formação que vai ser dada dentro da família. A tendência é voltar a substituição dos alimentos naturais menos processados para os alimentos mais processados, quando se pode fazer uma substituição inversa. Um lanche em vez do salgadinho pode ser muito bem uma fruta."
LOC/REPÓRTER: Como o colesterol elevado é uma doença silenciosa, o Ministério da Saúde recomenda que além de controlar a alimentação, os brasileiros devem praticar atividade física e fazer um acompanhamento com médico para realizar exames de rotina. Tem dúvidas sobre a melhor forma de alimentação? Consulte o guia produzido pelo Ministério da Saúde no www.saude.gov.br
Reportagem, Vanessa Silvestre
Nenhum comentário:
Postar um comentário